terça-feira, 24 de julho de 2012

Laboratorio de Informatica.
O laboratorio dessa escola foi criado em 2010, pelo então prefeito João Ribeiro Barroso, com o objetivo de levar para os educandos da região a oportunidade de uma informatica educativa, ou seja,  o processo de imbricação entre educação e informática. 

O Que é Informatica Educativa?

Sala de Informatica E.E.B Mª da Conceição Pessoa Coelho
Corresponde ao processo dede utilização  pedagógica pedagógica das ferramentas disponibilizadas  pelo computador e Internet no auxílio à aquisição das variadas informações que circulam na rede possibilitando possibilitando aos alunos aprendizagens múltiplas, tornando o conhecimento fruto de um processo reflexivo,autônomo e dinâmico.

Sala de Informatica.
A sala de Informatica é o lugar onde as crianças sente prazer de ir pois ela é ambietizada e em seus computadores tem jogos e programas educativos que desenvolve no aluno o interesse pelo o estudo.
Projetos.
Atualmente estamos trabalhando com os projetos PAIC+, Musica na Escola, Datas Comemorativas e outros.
Temos ainda um projeto feito pelos instrutores de informatica que premia o melhor aluno em cada semestre do ano letivo. O projeto aluno nota dez.

Programas utilizados:
Softwere livre linux- um sistema adota a GPL, uma licença de software livre – o que significa, entre outras coisas, que todos os interessados podem usá-lo e redistribuí-lo, nos termos da licença. Aliado a diversos outros softwares livres, como o KDE, o GNOME, o Apache, o Firefox, os softwares do sistema GNU e o OpenOffice.org, o Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores e sistemas embarcados.
 (JPEG)Ccompris- é uma suite de aplicações educacionais que compreende numerosas atividades para crianças de idade entre 2 e 10 anos. Algumas das atividades são de orientação lúdica, mas sempre com um caráter educacional. Abaixo você encontra uma lista de categorias, com algumas das atividades disponíveis em cada uma delas.
  •  descoberta do computador: teclado, mouse, diferentes usos do mouse, ...
  •  álgebra: memorização de tabelas, enumeração, tabelas de entrada dupla, imagens espelhadas, ...
  •  ciências: controle do canal, ciclo da água, o submarino, simulação elétrica, ...
  •  geografia: colocar o país no mapa
  •  jogos: xadrez, memória, ligue 4, sudoku ...
  •  leitura: prática de leitura
  •  outros: aprender a identificar as horas, quebra-cabeças com pinturas famosas, desenho vetorial, ...
    Atualmente GCompris oferece a assombrosa quantidade de 100 atividades e mais estão sendo desenvolvidas. GCompris é software livre, o que significa que você pode adaptá-lo às suas necessidades, melhorá-lo e, o mais importante, compartilhá-lo com as crianças de toda a parte.
    Tux math:
    É um jogo educativo para crianças, estrelando o pinguim Tux, mascote do Linux, que vai destruir todos os meteoros com sua arma de raios laser, que é disparada pelas respostas certas de cada operação matemática, com isto, o objetivo do game é ensinar matemática de uma forma mais criativa e divertida. 

    Basicamente, o jogo é semelhante aos jogos arcades de naves, mais semelhante ao Missile Command, os meteoros são acompanhados por operações matemáticas e para destruí-los você terá que resolver as operações.
    O jogo é destinado a crianças de 4 a 10 anos.
    Luz do Saber:

  • Luz do Saber EJA é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de crianças, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e AnaTeberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.
    Atualmente, o mesmo disponibiliza cinco módulos: “Começar”, “Ler”, "Escrever", "Aplicativos" e o "Professor". O primeiro é composto por 10 atividades que estimulam através de jogos, o conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolve as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.

    O módulo “Ler” pode ser autorado. Isto significa que o professor pode criar as suas atividades adaptadas ao contexto do aluno, assim como também realizar alterações nas aulas já existentes. Existem atualmente 36 atividades estruturais (modelos), nas quais o aluno pode desenvolver de modo lúdico, as competências necessárias para aprendizagem da leitura e escrita. O software já conta com a proposta de 13 aulas que possuem várias atividades cada.

    Instrutores de Informatica:
    Francisco Gelson Moura viana
    Contato: 
    Email:gelson-uitaka@hotmail.com 
    Telefone: (88) 97173094


     

    Carlos Romeu
     Contato:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário