O laboratorio dessa escola foi criado em 2010, pelo então prefeito João Ribeiro Barroso, com o objetivo de levar para os educandos da região a oportunidade de uma informatica educativa, ou seja, o processo de imbricação entre educação e informática.
O Que é Informatica Educativa?
Sala de Informatica E.E.B Mª da Conceição Pessoa Coelho |
Corresponde ao processo dede utilização pedagógica pedagógica
das ferramentas disponibilizadas pelo computador e Internet no auxílio à aquisição
das variadas informações que circulam na rede possibilitando possibilitando
aos alunos aprendizagens múltiplas, tornando o conhecimento fruto de um processo
reflexivo,autônomo e dinâmico.
Sala de Informatica.
A
sala de Informatica é o lugar onde as crianças sente prazer de ir pois
ela é ambietizada e em seus computadores tem jogos e programas
educativos que desenvolve no aluno o interesse pelo o estudo.
Projetos.
Atualmente estamos trabalhando com os projetos PAIC+, Musica na Escola, Datas Comemorativas e outros.
Temos
ainda um projeto feito pelos instrutores de informatica que premia o
melhor aluno em cada semestre do ano letivo. O projeto aluno nota dez.
Programas utilizados:
Softwere livre linux- um sistema adota a GPL, uma licença de software livre – o que significa, entre
outras coisas, que todos os interessados podem usá-lo e redistribuí-lo,
nos termos da licença. Aliado a diversos outros softwares livres, como o
KDE, o GNOME, o Apache, o Firefox, os softwares do sistema GNU e o OpenOffice.org, o Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores e sistemas embarcados.
Ccompris- é uma suite de aplicações educacionais que compreende
numerosas atividades para crianças de idade entre 2 e 10 anos. Algumas
das atividades são de orientação lúdica, mas sempre com um caráter
educacional. Abaixo você encontra uma lista de categorias, com algumas
das atividades disponíveis em cada uma delas.
Atualmente GCompris oferece a assombrosa quantidade de
100 atividades e mais estão sendo desenvolvidas. GCompris é software
livre, o que significa que você pode adaptá-lo às suas necessidades,
melhorá-lo e, o mais importante, compartilhá-lo com as crianças de toda a
parte.
Tux math:
É um jogo educativo
para crianças, estrelando o pinguim Tux, mascote do Linux, que vai
destruir todos os meteoros com sua arma de raios laser, que é
disparada pelas respostas certas de cada operação matemática, com
isto, o objetivo do game é ensinar matemática de uma forma mais
criativa e divertida.
Basicamente, o jogo é semelhante aos jogos
arcades de naves, mais semelhante ao Missile Command, os meteoros são
acompanhados por operações matemáticas e para destruí-los você
terá que resolver as operações.
O jogo é destinado a
crianças de 4 a 10 anos.
Luz do Saber:
é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a
alfabetização de crianças, além de promover a inserção na cultura
digital. É um software de autoria embasado primordialmente, na teoria do
educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia
Ferreiro e AnaTeberosky acerca do processo de aquisição do código
linguístico.
Atualmente, o mesmo disponibiliza cinco módulos: “Começar”, “Ler”,
"Escrever", "Aplicativos" e o "Professor". O primeiro é composto por 10
atividades que estimulam através de jogos, o conhecimento dos fonemas e
grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolve as
competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.O módulo “Ler” pode ser autorado. Isto significa que o professor pode criar as suas atividades adaptadas ao contexto do aluno, assim como também realizar alterações nas aulas já existentes. Existem atualmente 36 atividades estruturais (modelos), nas quais o aluno pode desenvolver de modo lúdico, as competências necessárias para aprendizagem da leitura e escrita. O software já conta com a proposta de 13 aulas que possuem várias atividades cada.
Instrutores de Informatica:
Contato:
Email:gelson-uitaka@hotmail.com
Telefone: (88) 97173094
Carlos Romeu
Contato:
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